sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Intel apresenta chip de 1 teraflops

São Paulo- A Intel apresentou, pela primeira vez, um chip com mais de 50 núcleos e velocidade de processamento de um Teraflops*, o equivalente a um trilhão de cálculos por segundo.

Desenvolvido para atuar em uma nova geração de supercomputadores, ele é o primeiro produto da linha Knights Corner e foi demonstrado esta semana durante uma conferência em Seattle, nos Estados Unidos.

O chip funciona como um coprocessador,  e foi projetado para realizar as tarefas mais pesadas e complicadas da CPU de um computador.  Segundo a Intel, ele é o primeiro a suportar integração com a interface PCI Express 3.0, que permite transferência de dados duas vezes mais rápida, a 32 gigabytes por segundos.

A primeira vez que a barreira do 1 teraflop foi batida foi em 1997, quando, em parceria com o Laboratório nacional Sandia, nos EUA, a Intel criou uma máquina com 72 gabinetes utilizando 9.680 chips Intel Pentium Pro. O novo Knights Corner possui a mesma velocidade, porém em apenas um chip de 22 nanômetros.

O coprocessador será o primeiro produto comercial da linha Intel com arquitetura MIC, que funciona com um sistema operacional open source Linux. Um dos benefícios da arquitetura é rodar aplicações já existentes sem a necessidade de instalá-las em um novo ambiente de programação, especialmente porque o chip é compatível com os modelos e ferramentas dos atuais processadores x86.

Durante a palestra na conferência, apresentada por Rajeeb Hazra, gerente geral da Intel, a fabricante também apresentou a nova família de processadores Intel Xeon E5 , que será usada em vários novos supercomputadores, incluindo o de 10 Pentaflops “Stampede” , no Texas Advanced Computing Center, e a expansão de 1 Pentaflop do “Pleiades”, da Nasa.

Para 2018, as metas da Intel são ambiciosas: ela deseja multiplicar por cem a velocidade dos processadores, mas apenas dobrar o consumo de energia.  Atualmente, 85% dos 500 maiores supercomputadores do mundo  possuem processadores da Intel.

*Os FLOPS são uma medida de velocidade em computação, que consiste em operações de ponto flutuante por segundo (Floating point Operations per Second). Por isso, a sigla FLOPS sempre possui o S (que se refere a segundo, e não indica plural).



0 comentários:

Postar um comentário





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...