quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CASAMENTO FAZ BEM? Pesquisas tentam descobrir...


Casados vivem mais que solteiros? Casamento engorda ou faz bem para o coração e para a saúde mental? Pesquisas recentes tentam desvendar um mistério: Afinal, casar é bom para a saúde ou não?

Os relacionamentos e, em especial, o casamento, têm sido objetos constantes de estudos da ciência. Enquanto uns afirmam que casamento engorda, outros, que faz bem para a mente e para o coração. O que os pesquisadores tentam descobrir é uma resposta definitiva para a eterna pergunta: afinal, casar faz bem ou faz mal?

Em 1972, a socióloga Jessie Bernard observou ansiedade, depressão e neurose nos casais e afirmou que “os homens se beneficiam do casamento às custas das mulheres”. Já o psicólogo australiano David Vaus, em pesquisa de 2002, concluiu que apenas 13% das pessoas casadas sofrem de estresse.

Novos estudos tentam trazer mais luz a esse dilema que parece não ter prazo para uma solução final. Pesquisadores da Universidade de Louisville (EUA) afirmam que o casamento pode aumentar a expectativa de vida das mulheres em até 15 anos e dos homens em até 17 anos. Ou seja, pessoas solteiras teriam chances de 23% a 32% maiores de morrer antes que as casadas.

Quem tenta explicar o segredo da longevidade dos casados é David Roelfs, professor de Sociologia da mesa universidade. Segundo ele, os casados têm um network forte, que lhes garante um suporte social estruturado, estimulando a ida a médicos e hábitos saudáveis.

Bom para o Coração

Outra pesquisa, feita por médicos da Universidade de Rochester (EUA) revela que, entre pessoas que fizeram cirurgia de ponte de safena, as felizes no casamento têm mais que o triplo de chances de estarem vivas após 15 anos do que as solteiras ou aquelas em casamentos infelizes. "Há algo em um bom relacionamento que ajuda as pessoas a se manterem vivas," afirma a Dra. Kathleen King, coordenadora da pesquisa.

"Cônjuges compreensivos são mais propensos a incentivar comportamentos saudáveis, como aumentar os exercícios ou parar de fumar, que são essenciais para a sobrevivência a longo prazo após as doenças cardíacas", diz Kathleen.

E as mulheres são as mais beneficiadas por relacionamentos duradouros e felizes. Uniões satisfatórias aumentam a taxa de sobrevivência de uma mulher em quase quatro vezes. "As mulheres precisam se sentir satisfeitas em seus relacionamentos para colher um dividendo de saúde" explica o Dr. Harry Reis, coautor do estudo.

O que se tem observado através dos estudos científicos é que, mesmo com as mudanças nas expectativas de homens e mulheres casados, no decorrer do relacionamento, um fator essencial para que um casamento seja benéfico para homens e mulheres é a busca constante e mútua pela felicidade.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

REYNALDO GIANECCHINI FALA SOBRE O CÂNCER



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COMERCIAL É INVESTIGADO NO REINO UNIDO POR SER ATERRORIZANTE

Campanha da Phones4U bateu recorde de reclamações

Campanha aterrorizante no Reino Unido

São Paulo - Um comercial da Phones4U será alvo de investigação pela ASA (Advertising Standards Authority), órgão regulador da propaganda no Reino Unido, após bater o recorde de reclamações no ano naquele mercado, chegando a 341.

O principal argumento das reclamações é de que a campanha é "assustadora" demais, podendo afetar crianças.

Inspirada no filme de terror "O chamado", a peça mostra o fantasma de uma menina assombrando uma mulher no carro por ela não aproveitar as ofertas de fim de ano da marca.

A fantasma mostra um celular com a mensagem "Perder nossas ofertas irá aterrorizar você", em uma fonte que "sangra". A ASA afirmou que o comercial, veiculado em horário nobre, será alvo de uma investigação completa. A agência que atende a Phones4U é a HGA Creative.

Assista ao vídeo: 




CRACKERS ROUBAM DADOS DE 47 MIL CONTAS DO HOTMAIL


São Paulo – Pouco mais de 47 mil e-mails e senhas do Hotmail foram roubados pro crackers por meio de ataques phishing.

A descoberta foi feita por um usuário da rede Reddit, apelidado de Rodds, ao analisar uma mensagem de spam e descobrir um site de phishing.

Ao verificar o e-mail spam (aqueles que pedem para fornecer dados de login e senha de algum serviço), Rodds removeu parte do endereço do link e descobriu um arquivo com mais de 47 mil endereços de e-mail e suas respectivas senhas do Hotmail e MSN.

Ao validar o arquivo por meio de um script em Python, para testar a veracidade do conteúdo, o usuário descobriu que 85% dos e-mails citados ainda eram acessíveis e estavam ativos.

Segundo Rodds,a Microsoft já foi notificada do roubo dos dados e o servidor que armazenava o arquivo foi retirado do ar. Ao que consta, os usuários das contas afetadas teriam sido notificados do problema.



"APPLE: MAIOR FABRICANTE DE PCs EM 2012" (Canalys)


Nova York - A Apple deve se tornar a maior fabricante de computadores do mundo, por embarques, no primeiro semestre de 2012, ultrapassando a atual líder, a HP, disse hoje a empresa de análise de mercado Canalys, que considera o iPad um computador.

O tablet expandiu o market share da Apple no mercado de computadores de 9% para 15% no ano passado, disse a Canalys.

Os tablets, principalmente o iPad, mudaram radicalmente a dinâmica da indústria de computadores no último ano, levando a Apple ao segundo lugar no mercado mundial de PCs no terceiro trimestre de 2011. A Canalys estima que os embarques globais de PCs em todo este ano alcance 415 milhões de unidades, alta de 15%, graças predominantemente a um aumento da venda de tablets.

O número total de embarques de tablets deve chegar a 59 milhões de unidades no fim de 2011: a previsão é de que só o quarto trimestre registre o embarque de mais de 22 milhões de unidades. Embora o iPad vá dominar o quarto trimestre, o recém-anunciado Kindle Fire e o Nook Tablet também devem impactar no mercado dos Estados Unidos.

"A Apple viu seu market share no mercado de computadores expandir de 9% para 15% em apenas quatro trimestres, embora os embarques do iPad em seu mercado principal, os Estados Unidos, provavelmente vão ficar sob pressão no quatro trimestre por causa do lançamento do Fire e do Nook com preços extremamente competitivos", disse Tim Coulling, analista da Canalys.

"HP e Apple vão brigar pelo topo no quatro trimestre, mas a Apple talvez tenha de contar com o lançamento do iPad 3 para passar a HP." As informações são da Dow Jones.



ANP investiga vazamento de óleo em outro ponto, mais difícil de ser contido


Agência analisa hipótese de vazamento ter sido provocado pela ruptura parcial do reservatório de petróleo

A hipótese de o vazamento do poço da Chevron no Campo de Frade ter sido provocado pela ruptura parcial do reservatório de petróleo vem sendo analisada de maneira sigilosa pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ainda não há comprovação de que esse rompimento tenha ocorrido. Se for confirmado, porém, o vazamento poderá ter “proporções gigantescas”, avalia a cúpula da agência.

A reserva quanto à divulgação da possibilidade se baseia na constatação de que, se o reservatório natural rompeu, não haverá meios de conter o vazamento com rapidez. A tentativa de contenção exigiria complexos trabalhos de engenharia, com equipamentos sofisticados operando a grandes profundidades. Neste caso, o óleo tenderia a vazar na bacia petrolífera de Campos, onde fica o Campo de Frade, por tempo indeterminado, ainda que em pequenas quantidades.

O que se conhece até agora, divulgado pela companhia norte-americana Chevron, responsável pela exploração de Frade, é que o óleo vaza por brecha na parede do poço. Segundo a companhia, a parede se rompeu por causa da pressão exercida pela lama injetada no poço, procedimento habitual na exploração de petróleo. O petróleo alcançou a superfície após, a partir do buraco, percorrer o subsolo marinho até encontrar fraturas geológicas que propiciaram o contato com o oceano.

A questão que mais tem afligido os técnicos e diretores da agência é a suspeita de que a lama injetada no poço também pode ter causado rompimentos na estrutura do reservatório de petróleo, cujas paredes têm tamanhos, formatos e espessuras diferentes. Há trechos porosos, de material menos consistente, mais suscetíveis a rupturas nos abalos de terreno.

Dentro do reservatório – uma espécie de grande cisterna formada no decorrer de milhões de anos – fica o petróleo, extraído por poços artificiais perfurados pelas empresas exploradoras (mais informações no infográfico ao lado).

Professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UNB), o geólogo Carlos Jorge Abreu considera viável a hipótese de ruptura de alguma estrutura do reservatório. Em tese, disse que pressões mal calculadas podem “fraturar o terreno, botando em conexão o reservatório de petróleo e o fundo do mar”.

“Quando se põe uma pressão mais alta que a adequada pode haver rompimento do reservatório. Estão falando muito de cimentação do poço. Mas, se o poço foi cimentado e o óleo continua vazando, só pode ser por uma fratura do reservatório. Por vezes se aplica uma pressão maior do que a estrutura suporta. A pressão alta pode matar um poço”, afirmou o professor.

Para o oceanógrafo David Zee, perito chamado pela Polícia Federal para atuar no inquérito, a hipótese de rompimento no reservatório é pouco provável, embora, em tese, possa acontecer na aplicação de pressões calculadas de maneira equivocada. “É possível acontecer algo do tipo, mas é muito difícil”, observou o especialista.



USUÁRIOS FACEBOOK SEPARADOS POR 5 PESSOAS DE DISTÂNCIA




Estudo da Universidade de Milão indica que todos os usuários ativos do Facebook estão separados em média por 4,7 amigos

SÃO PAULO – Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália, em colaboração com o Facebook contradiz a teoria anterior de que todas as pessoas estão relacionadas por seis graus de relacionamento — por no máximo seis pessoas. De acordo com os dados da nova pesquisa divulgados pela rede social, todos os usuários do Facebook estão separados por 4,74 pessoas.  Ou seja, entre você e qualquer outro usuário do Facebook há em média alguém que conhece alguém, que conhece alguém,  que conhece alguém que conhece aquela pessoa — pelo menos se você levar em conta que conhece todo mundo da sua lista de amigos.

Usando cálculos avançados, os pesquisadores do Laboratório de Algoritmos Web da universidade descobriram que 99,6% dos usuários ativos do Facebook (721 milhões de perfis que formam mais de 69 bilhões de relações de amizades) estão separados por cinco pessoas e 92% deles, por apenas quatro conexões.

“À medida que o Facebook tem crescido com os anos, representando uma fração cada vez maior da população mundial, a rede social se tornou mais conectada. A distância média em 2008 era de 5,28 amigos, enquanto agora é de 4,74″, disse o Facebook (por meio de um texto publicado na página da sua equipe de análise de dados) na segunda-feira, 21.

De acordo com o Facebook, é a maior pesquisa do tipo já realizada porque abrange quase 10% da população do mundo e contradiz a ideia proposta pela primeira vez em 1929 pelo autor húngaro Frigyes Karinthy de que todas as pessoas estão relacionadas umas com as outras por no máximo seis conexões. 

Uma pesquisa anterior, realizada na década de 1960 pelo psicólogo norte-americano Stanley Milgram com voluntários, indicou que entre uma pessoa e outra havia uma distância de 5,2 conhecidos. Os dados da nova pesquisa ainda indicam que, se analisados apenas os habitantes de um mesmo país — 84% das relações de amizade na rede social — , a diferença entre as pessoas cai para três amigos.

“É importante notar que, embora Milgram tenha sido influenciado pela mesma pergunta (quantos indivíduos separam duas pessoas), esses números não são diretamente comparáveis; seus objetos de estudo tinham um conhecimento restrito da rede social, enquanto nós temos quase uma representação completa da coisa toda. Nossos cálculos essencialmente descrevem as rotas mais curtas possíveis que as pessoas estudadas por ele poderiam ter encontrado”, diz o Facebook.

Também de acordo com os dados, um usuário do Facebook tem em média 190 amigos; 50% deles têm mais de 100 amigos, 20% têm menos de 25 amigos e 10% têm menos de 10 amigos.

Gráfico mostra evolução nas relações entre usuários do Facebook à medida que o número de pessoas no site aumento. FOTO: REPRODUÇÃO


IMPOSTÔMETRO CHEGA HOJE À R$ 1,3 TRILHÃO


Faltando mais de um mês para o fim do ano, brasileiros já entregaram ao governo o total do que foi pago em 2010


O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chega hoje (23), à marca de R$ 1,3 trilhão em tributos federais, estaduais e municipais arrecadados desde o início do ano em todo o País. Na terça (22), o indicador de carga tributária já bateu seu recorde histórico anual de R$ 1.291.150.079.258,70 - volume de arrecadação obtido ao fim de 2010. Com isso, os brasileiros já entregaram a municípios, Estados e União tudo o que pagaram em 2010 e ainda faltam 41 dias para o ano terminar.

"A arrecadação deve crescer 20% em comparação com 2010, sem uma contrapartida na melhoria dos serviços públicos", reclama o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, em nota distribuída pela assessoria. A previsão da ACSP é de que arrecadação em 2011 ultrapasse a marca de R$ 1,5 trilhão.

O Impostômetro foi lançado em 20 de abril de 2005. O mecanismo considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo em impostos, taxas e contribuições, incluindo multas, juros e correção monetária.

Acesse o Impostômetro e veja: http://www.impostometro.com.br


              http://economia.estadao.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

REDES SOCIAIS VIRAM FEBRE NA BUSCA POR EMPREGO. SAIBA COMO ACHAR SUA VAGA

Confira os principais canais do Twitter, Facebook, entre outros, 
para encontrar trabalho 
Renato Dell
Redes sociais têm se tornado uma ferramenta recorrente na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Pesquisa do segmento, realizada pela Catho Online - especializada em recolocação profissional - aponta que 24% dos entrevistados conseguiram participar, em 2011, de algum processo seletivo por meio de sites de relacionamento.

Com Renato Dell foi assim. O estudante de publicidade e propaganda procurava um novo estágio e acompanhava pelo Facebook o perfil Social Trampos, quando surgiu o anúncio de uma vaga na sua área. Ele logo encaminhou seu currículo por e-mail, fez uma entrevista e foi contratado.
- Eu mandei uns 40, 50 currículos. Fui chamado só pra quatro ou cinco entrevistas. Se tivesse desistido na terceira, não estaria empregado agora.

A página divulga vagas específicas para a área de social media, contudo a rede está repleta de perfis que divulgam vagas de empregos diversas - no quadro abaixo, confira a lista dos principais canais para conseguir uma vaga na rede.

Ainda que a maior parte das oportunidades seja na área de comunicação, o mercado tem crescido muito e engloba outros segmentos. Nos maiores sites de divulgação, há subdivisões com vagas de meios e cargos (como estagiários e executivos).

De acordo com Priscila Ponte, consultora de recursos humanos do site de classificados Catho Online, a dica mais importante para quem busca emprego pela internet é se “fazer presente” e divulgar o currículo nos mais variados meios online.

- Sites pagos ou gratuitos, redes e grupos sociais, blogs e sites das próprias empresas, além de utilizar os e-mails indicados por seu networking [rede de pessoas com a qual se relaciona].

Outro ponto importante é que o profissional tem que ser proativo. Não adianta se inscrever em sites de classificados de empregos e ficar à espera do convite para o processo seletivo. Manter o currículo atualizado, dinamizar suas buscas e acompanhar as tendências do mercado são atitudes fundamentais.

Redes especializadas 

Além do Twitter e Facebook, mais usadas atualmente, há outras redes sociais voltadas diretamente ao mercado de trabalho, como o LinkedIn. Elas têm como vantagem a possibilidade de interação direta com as pessoas e empresas que têm as vagas abertas. O profissional que faz uso deste tipo de plataforma ainda pode fazer contatos, sem a ajuda de outras empresas. Também é possível fazer uso da ferramenta em que as pessoas elogiam e recomendam seu trabalho, como antigos chefes.
Segundo a pesquisa realizada pela Catho Online em abril deste ano, quanto maior o nível hierárquico, maior a utilização desse tipo de site.

O peso de sites e blogs

É importante lembrar que, no Brasil, as redes sociais ainda são os meios menos utilizados pela maior parte das empresas para recrutamento de profissionais. Desta forma, elas não devem ser a única fonte de busca de empregos, pois ainda não ganharam força suficiente para superar o networking e os sites e blogs criados somente com esta finalidade.

Por mais que tenha mudado nos últimos anos, as indicações e sites de classificados aparecem como os meios mais efetivos de contratação, de acordo com o levantamento. Por isso, manter o bom relacionamento com pessoas que podem fazer uma indicação para uma vaga de emprego, ainda é uma ótima forma de conquistar um espaço no mercado.

Cerca de 68% das pessoas usam a internet para procurar trabalho. Assim, é sempre válido que o profissional utilize todos os recursos disponíveis na rede para aumentar as chances de contato com uma empresa.

Procure sua vaga nas redes sociais

* colaboraram Isabella Fagnani e Marina Ribeiro, estagiárias do R7

FALTAM 3.205 MÉDICOS - HOSPITAIS PÚBLICOS DO RIO

Hospital Souza Aguiar
Pediatras e clínicos gerais são a principal carência da rede de saúde no Estado

Para suprir a atual necessidade da rede de saúde pública do Estado do Rio de Janeiro, seria necessária a contratação imediata de, ao menos, 3.205 médicos.

A estimativa foi feita com base nas 2.705 vagas abertas pelo Estado e pela prefeitura em concursos no Rio e no levantamento feito pelo Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro), que aponta um déficit de 500 médicos nos hospitais federais.

Para suprir a carência de profissionais, o governo estadual abriu um processo seletivo para contratação de 1.005 médicos, enquanto o município espera preencher 1.700 vagas por meio de concurso.

Pediatria e clínica geral são as especialidades mais afetadas. Para a presidente do Cremerj, Márcia Rosa Araújo, o principal problema são os baixos salários, que desestimulam os médicos.

- Um bom exemplo desta questão é a remuneração de R$ 1.500 para 20 horas semanais que está no edital da Prefeitura do Rio. Esse salário não atrai profissionais de qualidade. Além disso, desvaloriza um concurso e afronta as entidades médicas.

Mesmo com as críticas do Conselho, 2.300 médicos se inscreveram - segundo a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do Rio - para a prova do município, que tem 1.700 vagas.

Na rede federal, a situação mais complicada está no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona oeste, que trabalha com apenas 50% dos anestesistas necessários. De acordo com o Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, a principal causa da falta de profissionais é a aposentadoria de médicos.

Ambulatórios de várias especialidades precisaram ser fechados para suprir a emergência da unidade de saúde. Entre eles, está o de pediatria, que foi reformado recentemente, mas não pôde abrir por falta de médicos.

CPI à vista

A falta de profissionais de saúde nos hospitais da cidade levou o vereador Paulo Pinheiro (PSOL) a recolher assinaturas para a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). 


O documento, com 17 assinaturas, ainda não foi colocado em votação pela presidência da Câmara dos Vereadores. Apesar da carência de médicos, Pinheiro diz que a contratação por meio das Os (Organizações Sociais) não é a solução. As OS são fundações contratadas pelo Poder Executivo para gerir recursos da saúde.

- Há uma enorme confusão nos recursos humanos da Saúde no Rio. Na mesma emergência, há profissionais que ganham R$ 1.500 e médicos que recebem R$ 2.100 para trabalhar com a mesma carga horária, o que desestimula a equipe. Outro problema é que os médicos contratados pelas fundações são muito inexperientes.

Segundo o parlamentar, o número de contratados pela Fiotec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde) chega a 36% do total de médicos do município.

O outro lado

O MS (Ministério da Saúde) no Rio informou que novas contratações estão sendo estudadas, mas dependem de aprovação do Ministério do Planejamento. Porém, segundo a pasta, desde 2009, o Hospital Federal Cardoso Fontes recebeu 89 novos médicos que permanecem atuando na unidade. Sobre a afirmação do Cremerj, de que faltam 500 médicos na rede federal, o MS não se pronunciou.

Já a Secretaria Municipal de Saúde afirma que contratou 1.550 médicos e reforçou que está em andamento um concurso público, que oferece 1.700 vagas para profissionais de diversas especialidades.

A Secretaria Estadual de Saúde não revelou o atual déficit de médicos, mas informou que está realizando um concurso público para contratação de 1.005 profissionais.

Os certames do Estado e do município já estão com as inscrições encerradas e os candidatos aguardam as datas das provas.



RÁDIO DE FILHO DE FHC VAI SER INVESTIGADA


Ministério das Comunicações suspeita que a Rádio Disney tenha mais de 30% de participação de capital estrangeiro, uma irregularidade segundo a legislação brasileira. Imagem: Reprodução


O filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Henrique Cardoso, o PHC, seria testa de ferro do grupo americano Walt Disney Company para burlar a legislação brasileira de meios de comunicação, segundo reportagem da revista IstoÉ.

O cientista social, que abandonou a área e se transformou em empresário, aparece perante às autoridades reguladoras do setor como dono da Rádio Holding Participações Ltda, empresa que controla 71% da Rádio Itapeva FM, ou Rádio Disney (91,3 Mhz). O restante das ações (29%) pertence a The Walt Disney Company (Brasil) Ltda.

A proporção está dentro da lei que permite a empresas estrangeiras controlar apenas 30% do capital de veículos de comunicação no Brasil.


O Ministério das Comunicações abriu, contudo, um processo administrativo para averiguar se a Itapema cumpre de fato a regra e a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica pediu investigação ao Ministério Público Federal.





30% DE PAIS BRASILEIROS ESTÃO NO FACEBOOK

Percentual de pessoas com filho que têm perfil em redes sociais alcança 70%

Pais Facebook

A maioria dos pais brasileiros já prefere cutucar o filho no Facebook do que em outras redes sociais de acordo com uma pesquisa realizada pela Positivo Informática com 448 pessoas de oito estados do país. 

O levantamento mostrou que, dos 70% dos pais têm uma página em uma rede social, 29% prefere o Facebook ao Orkut (26%).

O Facebook só não lidera porque o MSN também conquistou o mesmo percentual (29%).

O número de pais na rede social é bem parecido ao número de pessoas que afirmaram que os filhos também mantêm perfil ou participação em sites deste tipo (77%). 

Além disso, aproximadamente 72% assumiram que já visitam os perfis ou páginas pessoais dos filhos na web. 

No entanto, só 57% disseram que os filhos também já visitaram suas próprias páginas. 

O estudo foi feito com pais de crianças e adolescentes de escolas particulares usuárias do Portal Educacional.



IBAMA MULTA CHEVRON EM R$ 50 MILHÕES PELO VAZAMENTO

São Paulo - O Ibama multou a petroleira norte-americana Chevron em 50 milhões de reais pelo vazamento de petróleo no campo de Frade, bacia de Campos, aplicando o valor máximo permitido pela legislação brasileira.

Uma outra multa no valor de 10 milhões de reais poderá ser aplicada se o órgão ambiental brasileiro constatar que a companhia não cumpriu adequadamente o plano de emergência previsto em contrato, afirmou nesta segunda-feira a jornalistas o presidente do Ibama, Curt Trennepohl.

A Chevron tem até quarta-feira para apresentar ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) os documentos necessários exigidos pelo órgão para provar se estava ou não preparada para o acidente.

O presidente do órgão, entretanto, afirmou que o procedimento da petroleira para minimizar os impactos do derramamento tem sido correto, com a dispersão do óleo no oceano por meio de jatos de água.

O procedimento da dispersão havia sido criticado por ambientalistas, que afirmam ser necessário o recolhimento de óleo da superfície e não sua permanência no oceano.

"Neste caso, a técnica recomendada é mesmo a dispersão de óleo", afirmou Trennepohl. Isso porque, explica ele, a maior parte do óleo que vazou do poço da Chevron e subiu pelas fissuras da rocha submarina não boiou sobre a superfície, mas ficou submersa.

Se o óleo tivesse boiado, o procedimento correto seria o recolhimento, segundo ele. A técnica dificilmente pode ser executada quando o óleo afunda, acrescentou o presidente do Ibama.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

eBay compra empresa que analisa redes sociais


São Francisco - O eBay afirmou ter adquirido a empresa de análise de dados Hunch para ajudá-lo a desenvolver mais tecnologias de recomendações de produtos para sua plataforma de vendas online.

Chris Dixon, Tom Pinckney e Matt Gattis, que fundaram a Hunch em 2009, permanecerão no eBay e continuarão sediados em Nova York. O valor da aquisição não foi revelado.

A Hunch analisa dados de redes sociais como o Facebook e questionários para fazer recomendações personalizadas. O eBay afirmou que a Hunch o ajudará a sugerir produtos relevantes para seus consumidores.

Essa foi a última de uma série de aquisições realizadas pelo eBay conforme a companhia tenta dar nova vida à sua plataforma de vendas online, que perdeu participação de mercado recentemente para a Amazon.com.

A maioria das varejistas, como a Amazon, têm estoques catalogáveis e os usam para recomendar produtos relacionados a clientes.

Já a plataforma Marketplaces do eBay oferece itens de outros vendedores, e muitos produtos são usados e únicos. Isso cria muitos dados não estruturados que são mais difíceis de analisar para possibilitar melhores buscas e recomendações.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Intel apresenta chip de 1 teraflops

São Paulo- A Intel apresentou, pela primeira vez, um chip com mais de 50 núcleos e velocidade de processamento de um Teraflops*, o equivalente a um trilhão de cálculos por segundo.

Desenvolvido para atuar em uma nova geração de supercomputadores, ele é o primeiro produto da linha Knights Corner e foi demonstrado esta semana durante uma conferência em Seattle, nos Estados Unidos.

O chip funciona como um coprocessador,  e foi projetado para realizar as tarefas mais pesadas e complicadas da CPU de um computador.  Segundo a Intel, ele é o primeiro a suportar integração com a interface PCI Express 3.0, que permite transferência de dados duas vezes mais rápida, a 32 gigabytes por segundos.

A primeira vez que a barreira do 1 teraflop foi batida foi em 1997, quando, em parceria com o Laboratório nacional Sandia, nos EUA, a Intel criou uma máquina com 72 gabinetes utilizando 9.680 chips Intel Pentium Pro. O novo Knights Corner possui a mesma velocidade, porém em apenas um chip de 22 nanômetros.

O coprocessador será o primeiro produto comercial da linha Intel com arquitetura MIC, que funciona com um sistema operacional open source Linux. Um dos benefícios da arquitetura é rodar aplicações já existentes sem a necessidade de instalá-las em um novo ambiente de programação, especialmente porque o chip é compatível com os modelos e ferramentas dos atuais processadores x86.

Durante a palestra na conferência, apresentada por Rajeeb Hazra, gerente geral da Intel, a fabricante também apresentou a nova família de processadores Intel Xeon E5 , que será usada em vários novos supercomputadores, incluindo o de 10 Pentaflops “Stampede” , no Texas Advanced Computing Center, e a expansão de 1 Pentaflop do “Pleiades”, da Nasa.

Para 2018, as metas da Intel são ambiciosas: ela deseja multiplicar por cem a velocidade dos processadores, mas apenas dobrar o consumo de energia.  Atualmente, 85% dos 500 maiores supercomputadores do mundo  possuem processadores da Intel.

*Os FLOPS são uma medida de velocidade em computação, que consiste em operações de ponto flutuante por segundo (Floating point Operations per Second). Por isso, a sigla FLOPS sempre possui o S (que se refere a segundo, e não indica plural).



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Enade reprova 1 em cada 5 cursos superiores

Brasília – Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 não atingiram resultado satisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que varia em uma escala de 1 a 5. Entre os cursos avaliados, 1.115 ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso.

Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). O conceito leva em consideração, além dos resultados do Enade, a infraestrutura da escola, o corpo de professores e o projeto pedagógico.

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010 e que tenham registrado resultado insatisfatório em outros ciclos do Enade (2008 ou 2009). A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim de 2011. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.

“Para quem está fora dos parâmetros de qualidade, o Sinaes estabeleceu os termos que os trazem para a qualidade. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com um freio naqueles cursos que estão com problema”, disse o ministro. Ele informou que cerca de 95% dos cursos de medicina que passaram pelo processo de supervisão do MEC por apresentar CPC instaisfatório em anos anteriores melhoraram o desempenho em 2010.

Entre os 19 cursos com CPC 1, quatro são oferecidos por universidades estaduais e o restante, por instituições de ensino privadas.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PLANALTO DISCUTE COM PDT SAÍDA DE LUPI


Líderes do PDT, partido do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já começaram a discutir com o Palácio do Planalto o rito para sua substituição na Esplanada.

Segundo a Folha apurou, emissários da presidente Dilma Rousseff avisaram a dirigentes da legenda, como o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), que o governo não descarta a saída de Lupi antes da reforma ministerial programada para janeiro de 2012.

Sua situação se agravou após um site do Maranhão divulgar imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado por Adair Meira, dono de ONGs com convênios com a pasta.

O ministério havia dito que Lupi se deslocou em um avião modelo Seneca. A foto o mostra, entretanto, descendo de uma aeronave modelo King Air, a mesma que, segundo a "Veja", teria sido providenciada por Meira.

Ontem o site da revista divulgou vídeo com imagens de Meira também participando do evento com Lupi.

Após cinco dias em silêncio no Rio, o ministro antecipou sua volta a Brasília.

Um dos pilares da defesa de Lupi, o presidente interino do PDT, o deputado André Figueiredo (CE), disse ontem à Folha que existem "fatos contraditórios" na história do uso do avião e que espera que o episódio seja esclarecido hoje pelo próprio titular da pasta, que está licenciado da presidência do partido.

"Existem fatos contraditórios. Precisamos ouvir da boca do ministro e a versão do PDT do Maranhão. Precisamos fechar todas as explicações para que não paire nenhum tipo de dúvida", disse André Figueiredo.

Outro sinal de possível desembarque do PDT da defesa de Lupi foi a desistência do ministro de realizar reunião da direção da legenda, que havia convocado para o próximo sábado.

O objetivo do pedetista era dar uma demonstração de força e de apoio interno em sua própria sigla.

Líderes oposicionistas voltara a cobrar ontem a demissão do ministro.

PREVINA A CELULITE

Excesso de sal ou doces favorece o aparecimento dos furinhos


Fonte: http://www.minhavida.com.br/beleza/videos/12016-previna-a-celulite



terça-feira, 15 de novembro de 2011

CHEVRON NÃO CESSA VAZAMENTO NO RIO

Rio de Janeiro - A petrolífera Chevron Brasil Upstrem ainda não conseguiu controlar o vazamento de petróleo em um poço operado pela empresa na Bacia de Campos. O poço está situado no Campo de Frade, a 370 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em uma profundidade de 1,2 mil metros. A Chevron já iniciou os procedimentos para fechar e abandonar o poço.

De acordo com nota divulgada hoje (4) pela companhia petrolífera, a mancha de óleo está a 120 quilômetros da costa do município fluminense de Campos e se desloca para alto-mar. Dezoito barcos da companhia e de outras empresas que operam na região estão no local do vazamento, auxiliando no trabalho de contenção, recolhimento e dispersão do óleo, considerado pesado.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgou nota no início da noite informando que aprovou o plano de abandono do poço apresentado pela Chevron. O plano prevê, na primeira etapa, o uso de lama pesada para “matar” o poço. Depois, o poço será cimentado para fechar o vazamento de forma definitiva.

A provável origem do vazamento é um poço de avaliação, fechado na última quarta-feira (9), de forma preventiva. A Chevron calcula que estão vazando para o Oceano Atlântico de 400 a 650 barris por dia. Mas para a ANP, o vazamento é menor, entre 200 e 330 barris diários. A mancha de óleo tem 163 quilômetros quadrados de área, aproximadamente metade da área da Baía de Guanabara.

sábado, 12 de novembro de 2011

12 NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA

O que é Pneumonia?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Ilustração de infecção nos pulmões
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.

Sintomas de Pneumonia

  • Febre alta
  • Tosse
  • Dor no tórax
  • Alterações da pressão arterial
  • Confusão mental
  • Mal-estar generalizado
  • Falta de ar
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
  • Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue)
  • Prostração (fraqueza).

Sintomas de Pneumonia

  • Febre alta
  • Tosse
  • Dor no tórax
  • Alterações da pressão arterial
  • Confusão mental
  • Mal-estar generalizado
  • Falta de ar
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada
  • Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue)
  • Prostração (fraqueza).

Fatores de risco

  • Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
  • Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
  • Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
  • Resfriados mal cuidados
  • Mudanças bruscas de temperatura.

Diagnóstico de Pneumonia

Exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.
Radiografia de tórax permite detectar pneumonia

Tratamento de Pneumonia

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

Convivendo/ Prognóstico

Recomendações:

  • Não fume e não beba exageradamente
  • Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas
  • Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura
  • Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...